Veja quais são as vantagens e desvantagens ao realizar o saque-aniversário do FGTS

A modalidade de saque-aniversário disponibilizada para trabalhadores que atuam no regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) tem sido bastante procurada nos últimos tempos.

No entanto, essa opção de saque é permitida uma vez por ano, no mês de nascimento do beneficiado. 

Diferentemente da sistemática tradicional, que disponibiliza o saque ao trabalhador apenas quando o mesmo for demitido sem justa causa, mais conhecido como saque-rescisão.

Contudo, desde o lançamento da opção saque-aniversário milhares de trabalhadores já aderiam a esta opção por diferentes motivos.

Afinal, sabe-se que a economia não apenas brasileira como mundial foi fortemente abalada com a crise sanitária que afetou grande parte da humanidade.

No entanto, após tantos saques-aniversários surge uma questão um tanto quanto interessante: é vantajoso optar por essa modalidade de saque? Há desvantagens? Acompanhe este artigo e confira o lado positivo e negativo deste saque.

Vantagens do saque aniversário 

Primeiramente, vamos iniciar com o lado positivo ao optar pelo saque-aniversário. Portanto, confira a seguir as vantagens que a mesma lhe disponibilizará:

  • Pagamento de dívidas do cheque especial ou cartão de crédito: Cheque especial e cartão de crédito possuem um dos maiores juros do mercado financeiro. Portanto, caso o trabalhador possua este tipo de dívida, o saque-aniversário passa a ser bastante vantajoso. Afinal, com juros de 200% ao ano desses produtos compensa claramente realizar esta modalidade de saque;
  • Dinheiro extra anualmente: Uma das principais vantagens ao escolher pelo saque-aniversário é a garantia de obter um valor extra todo ano. Independente do salário do trabalhador, este tipo de saque é visto como um 14º salário, no entanto, para aquele que ganham o mínimo o valor pode ser um alívio e tanto, não é mesmo!;
  • Garantia de empréstimo: Caso o trabalhador precise recorrer a um empréstimo, é possível que seu saque-aniversário seja utilizado como garantia.
Veja quais são as vantagens e desvantagens ao realizar o saque-aniversário do FGTS
Veja quais são as vantagens e desvantagens ao realizar o saque-aniversário do FGTS

Desvantagens 

Depois disso, vamos aos pontos negativos do saque-aniversário do FGTS. Analise cuidadosamente os fatores benéficos citados acima e compare com os fatores citados a seguir:

  • Baixos valores para financiamentos: Ao optar pela modalidade saque-aniversário o trabalhador continua a possuir o direito de sacar seu FGTS para a compra da casa própria, aposentar-se dentre outros benefícios disponibilizados pelo fundo. Contudo, como o valor será sacado anualmente ele será consideravelmente menor ao solicitar por um financiamento.
  • Valor reduzido no saque-rescisão: As leis que regem o FGTS esclarecem que nos cenários em que o trabalhador for demitido sem justa o mesmo terá acesso a multa rescisória de 40% do valor do FGTS. Portanto, ao continuar na modalidade aniversário terá direito aos 40% juntamente ao valor total do FGTS, contudo, com valor menor por ter sito sacado anualmente.

É possível voltar à modalidade tradicional do saque FGTS? 

Em suma, caso o trabalhador queira voltar à modalidade saque-rescisão saiba que é possível. No entanto, a alteração apenas será concluída e vigente no 1º dia do 25º mês da solicitação. Em outras palavras, dois anos depois.

Por isso, é preciso analisar qual das opções mais se encaixa no seu perfil e qual lhe traz maiores benefícios.

Espere, por favor…

0