Como liberar linha de crédito usando saldo do FGTS, saiba tudo sobre

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é um benefício direcionado diretamente aos trabalhadores regulares que são desligados sem justificativa. Embora tenha algumas regras para sacar o FGTS, o valor disponível de saldo pode ser utilizado como empréstimo para todos que precisam.

Por isso, a Caixa econômica está disponibilizando uma maneira para que os empréstimos atraiam a atenção do público para o FGTS.

Portanto, nessa alternativa o beneficiário terá uma antecipação do saque aniversario com valor mínimo de R$2 mil.

Mas, será que você sabe como libera o crédito usando apenas o saldo que tem disponível no FGTS? Continue acompanhando para saber mais!

Como funciona o FGTS?

O FGTS foi fundado no ano de 1996 por meio da Lei nº 5.107, que significa uma proteção aos trabalhadores que são mandados embora das empresas sem uma justificativa.

Ou seja, funciona como uma poupança, que utiliza o recolhimento de 8% do salário bruto do trabalhador.

Então, essa porcentagem é recolhida da folha de pagamento, diretamente depositado em uma conta da Caixa Econômica no nome do trabalhador. Alias, os trabalhadores só terão acesso a essa conta poupança após ser mandado embora sem justa causa.

Lembre-se de que para cada vínculo empregatício de empresas diferentes, é necessário abrir uma conta na Caixa Econômica, e o mesmo trabalhador pode ter várias contas do FGTS.

Portanto, esses fundos são chamados de inativos e ativos. Já que o ativo é para os trabalhadores que estão trabalhando atualmente, e o inativo em empregos que já saíram.

Quem possui direito a conta FGTS?

A grande maioria dos trabalhadores no Brasil estão contratados pelo regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) e por isso possuem direito ao fundo de garantia. Portanto, para conseguir acesso, o trabalhador precisa ser autônomo, trabalhador avulso, safreiro, domésticos, regime temporário ou intermitente entre outros.

Com isso, o saque FGTS só é liberado em algumas regras, como citamos acima uma regra, as outras são: para compra de residência própria, doença graves e aposentadoria.

Os empréstimos liberados para FGTS

Embora existam restrições ao saque do FGTS, o trabalhador pode optar por usar o saldo da poupança como garantia na obtenção de linhas de crédito. Use fundos de garantia para descobrir opções de empréstimo!

  • Saque aniversário 

Criado em 2019, o saque anual permite o saque parcial do valor depositado no fundo uma vez ao ano, sempre no dia do aniversário do funcionário.

Para ampliar ainda mais o leque de benefícios, a Caixa Econômica implantou antecipação de FGTS, que nada mais é que um empréstimo.

O empréstimo é obtido por meio de uma estimativa de pagamento anual em até três parcelas, com valor mínimo de 2.000 reais. Para isso, os trabalhadores devem entender a taxa de juros mensal de 0,99%.

Como liberar linha de crédito usando saldo do FGTS, saiba tudo sobre
Como liberar linha de crédito usando saldo do FGTS, saiba tudo sobre

Contudo, o recrutamento pode e deve ser feito diretamente por meio do aplicativo FGTS, que também permite ao trabalhador avisar a conta bancária que deseja receber o valor.

Como adquirir o empréstimo?

No entanto, para sacar empréstimos de aniversário, os cidadãos devem atender aos seguintes requisitos:

  • Ter no mínimo 18 anos ou já ter sido libertado;
  • Ter conta corrente ou poupança na Caixa Econômica;
  • Deixe o CPF formalizar com a Receita Federal.

Assim que essas condições forem atendidas e a solicitação de saque anual for concluída, os fundos serão depositados na conta fornecida dentro de um dia útil.

0

Por favor, aguarde…