Saque do FGTS e PIS/PASEP são pagos em quais situações? Entenda!

Atualmente, com a crise sanitária na qual estamos passando, os benefícios trabalhistas tem se tornado essencial. Afinal, o novo coronavírus afetou o bolso de muitos brasileiros.

Portanto, esses benefícios se tornaram ideal para que as pessoas consigam alguma renda.

Por isso, o Pis/Pasep e o FGTS tornaram-se uma condição necessária para grande parte da população. Saiba como sacar dinheiro. 

O PIS/PASEP e o FGTS são benefícios concedidos aos brasileiros com carteira assinada. Para participar nestes dois projetos, é necessário ter pelo menos 30 dias de experiência profissional, o que já significa um repasse mínimo para o fundo garantidor.

Mas, você sabe quais são as situações em que são pagos esses benefícios?

Maneiras de utilizar o FGTS 

Atualmente, o FGTS possui uma nova forma de saída. Aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro, o modelo de “saque aniversário” permite aos titulares de fundos de garantia sacar fundos de suas contas ativas e inativas todos os anos.

Portanto, o valor varia de acordo com o saldo total acumulado, sendo o valor mínimo de 50 reais e o máximo de 2.900 reais. Para usufruir do benefício, basta fazer o cadastro no FGTS.

Tudo isso pelo aplicativo, disponível para Android e IOS, além disso o trabalhador consegue pedir essa portabilidade.

Entretanto, devemos ressaltar que caso haja desistência o período mínimo deve ser cumprido, essa carência é de 2 anos. Ou seja, as pessoas que adquirirem o saque aniversario não terão rescisão de desemprego.

Termos para poder sacar o FGTS

  • Demissão sem justa causa;
  • Acordo de rescisão por ambas partes;
  • Aquisição da residência própria;
  • Quitar imóveis por meio do consórcio;
  • Efetuar o pagamento do imóvel financiado;
  • Termino de contrato;
  • Empresa fecha ou vá a falência;
  • Quando a empresa é afetada por um desastre como enche ou incêndio;
  • Aposentadoria;
  • Trabalhador avulso está suspenso por mais de 90 dias;
  • Doenças graves;
  • Pessoas que estão a mais de 3 anos desempregadas;
  • Morte do trabalhador.

Como fazer a utilização do Pis/Pasep

Agora, em casos de retirada do Pis/Pasep, é necessário saber que só pode ser sacado anualmente, com datas que o governo solta. No entanto, para ter acesso a esse benefício a pessoa deve ter carteira assinada pelo menos 30 dias.

Saque do FGTS e PIS/PASEP são pagos em quais situações? Entenda!
Saque do FGTS e PIS/PASEP são pagos em quais situações? Entenda!

Além disso, para ter acesso a pessoa precisa ter sido contratado há 5 anos atras pelo regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), e ter um limite de pelo menos dois salários mínimos. Porém, os dados precisam estar sempre atualizados.

Contudo, existe uma maneira para usar o abono através dos fundos do Pis/Pasep. No entanto, para saques nessa modalidade, os valores são disponibilizados apenas uma vez para aqueles que tenham carteira assinada pelo menos uma vez.

Para conseguir usar é só efetuar a solicitação pelo Banco do Brasil e Caixa econômica.

Por fim, não esqueça que esses benefícios são apenas para trabalhadores formais ou aqueles que se enquadram nos requisitos. Além disso, caso a solicitação é feita sem estar nas regras, será negado.

0

Por favor, aguarde…