Projeto jovem aprendiz Brasil e as empresas parceiras – Saiba como se cadastrar

A princípio, é muito satisfatório passar todas as informações para que os jovens conheçam melhor, o projeto jovem aprendiz e as empresas parceiras.

Conheça as empresas parceiras

Conheça agora mesmo algumas das empresas que contratam jovem aprendiz! E saiba mais sobre os requisitos e benefícios de cada empresa.

Jovem Aprendiz Banco do Brasil

Fundado em 12 de outubro de 1808, e inaugurado no Brasil em 1851 por Irineu Evangelista de Souza.

Sendo a 1° instituição financeira no país, tinha como objetivo principal financiar a abertura de empresas manufatureiras da época.

Atualmente, um dos mais conceituados bancos tradicionais e grandes parceiro do projeto de aprendizagem aos jovens.

Existem, cerca de quatro mil bancos espalhados por todos os Estados, o famoso banco atua á muitos anos nos projetos de aprendizagem dos jovens.

De forma que já passaram pela instituição, mais de 37 mil adolescentes em situação de vulnerabilidade, desde que iniciou o projeto.

Jovem Aprendiz Sky

A Sky foi instituída em 11 de novembro do ano de 1996, com bem mais de 1,5 milhões de assinantes, estabelecida em cerca de 9 países.

Instituída por uma aliança entre os grupos Globo, News Corporation, Liberty Media Internacional e a British Sky Broadcasting.

Considera atualmente como uma grande operadora de TV por assinatura do Brasil, também atua como uma parceira dentro do projeto.

Contando com cerca de 1.500 jovens colaboradores, a empresa pensa em expandir cada vez mais.

Jovem Aprendiz Walmart

O Walmart foi inaugurado, em Rogers Arkansas nos EUA, em 2 de julho de 1962, porém só veio para o Brasil em 1995.

Com sua primeira unidade em São Caetano do Sul, mais conhecida como Sam’s Club na grande São Paulo.

Atualmente, faz parte do grupo Walmart Supermercados, o Maxxi Atacado, TodoDia e o Sam’s Club, com cerca de 2,3 milhões de funcionários.

Entre esses funcionários, também estão os aprendizes, sem contar que no Walmart os colaboradores tem planos de carreira.

Jovem aprendiz Fiat

A fábrica da Fiat foi construída em três anos e inaugurada noa ano de 1973 em Betim- Belo Horizonte.

Desde então vem deslanchando, no mercado de automóveis, com cerca de seiscentas lojas estabelecidas em diversas cidades brasileiras.

A mesma, faz parte do projeto de aprendizagem e atualmente possui cerca de mais de dez mil colaboradores, somente em suas três fábricas, fora as lojas.

Jovem Aprendiz Riachuelo

A primeira loja Riachuelo, foi inaugurada no Rio Grande do Norte- Natal em 1952, com sede principal no mesmo local.

Seu foco inicial, era ter lojas pequenas e com tecidos baratos para facilitar suas vendas.

E nos dias atuais é muito conceituada em suas coleções e qualidade, participante do projeto jovem aprendiz oferecem inúmeras oportunidades aos jovens.

Sendo assim, se tem o desejo de trabalhar como aprendiz, nessa excelente loja que conquistou todos os brasileiros, não perca mais tempo.

Jovem Aprendiz SBT

O Sistema Brasileiro de Televisão, mais conhecido como SBT foi fundado pelo empresário Silvio Santos, no dia 19 de agosto de 1981.

Considerada pelos funcionários de vários setores, como uma das melhores empresas para se trabalhar, segundo pesquisas realizadas.

Com pouco mais de 20.100 colaboradores contratados, o mesmo disponibiliza sua rede de TV para realizar a contratação de jovens aprendizes.

Pense que seu sonho pode se tornar real em iniciar sua jornada trabalhista nessa tão conceituada Emissora.

Jovem Aprendiz Havan

A primeira loja da famosa e conceituada Havan, foi inaugurada na cidade de Brusque- SC, em um espaço de 45 metros quadrados, em 1986.

Atualmente, a mesma possuí cerca de 155 unidades, em exatamente 17 Estados brasileiros, excelente não é mesmo ?

Além, dessa magnitude todas as lojas e todas unidades são parceiras do projeto jovem aprendiz no brasil.

A empresa conta com a colaboração de 22 mil contratados, entre eles os aprendizes.

Jovem Aprendiz Extra

O Extra foi oficialmente reconhecido pelo seu novo nome no ano de 1993, o mesmo tem várias filiais em diferentes cidades brasileiras.

O mesmo possuí cerca de 653 pontos diferenciados de vendas como, supermercados, mini-mercados, postos, drogarias e hipermercados.

Dessa maneira, o Extra consegue atingir com suas vendas um grande público alvo, contanto com bem mais de quarenta mil colaboradores.

Sendo considerado um excelente parceiro, no projeto de aprendizagem dos jovens brasileiros.

Jovem aprendiz Americanas

Saiba que as lojas Americanas, tem mais de 1.300 estabelecimentos comerciais no Brasil, inaugurada no ano de 1929.

É conceituada uma das essenciais redes varejistas em todo território nacional, tem um total de 1.501 unidades em mais de seiscentas cidades.

Uma primordial colaboradora do projeto, contrata os jovens aprendizes para capacita-los da melhor forma possível.

Entenda melhor o projeto

Geralmente, é muito complicado para todos os jovens sem exceção, o momento de decidir aonde encontrar seu 1° emprego, concorda ?

Entretanto, foi pensando nesses milhares de jovens que se encontram perdidos em relação a esse quesito, que estaremos mencionando inúmeras oportunidades.

O primeiro passo é você entender que o projeto jovem aprendiz, abrirá diversas portas de trabalho para você futuramente.

Projeto jovem aprendiz Brasil e as empresas parceiras - Saiba como se cadastrar
Projeto jovem aprendiz Brasil e as empresas parceiras – Saiba como se cadastrar

Pois, todos os jovens separados pelo projeto, tem um ótimo respaldo através de excelentes profissionais, os quais farão parte do seu dia a dia na empresa.

E com a ajuda dos colaboradores altamente qualificados, mais os cursos que são oferecidos pelas empresas, sem dúvidas se tornará um bom aprendiz.

Além disso, o projeto jovem aprendiz vai te ensinar que devido a alta rotatividade do mercado de trabalho, quanto mais cedo qualificar-se melhor!

Dessa maneira, um dos principais pilares do projeto é a capacitação dos jovens e adolescentes do nosso país, pois é permitida a contratação até os 24 anos.

Assim, poderão participar do projeto todos os jovens brasileiros, com idade de 14 a 24 anos, desde que se encaixem nos requisitos.

Esses requisitos estaremos mencionando mais a frente, por isso leia atentamente cada parágrafo sem pressa, para melhor entendimento.

Conheça as Leis do projeto

Primeiramente, saiba que a Lei da Aprendizagem é uma das públicas políticas que foi instituído no país, para os jovens começar sua carreira.

Assim, ao ingressar no mercado de trabalho o mesmo entrará como aprendiz, recebendo todas as instruções necessárias da empresa que contrata-lo.

Lembrando que todas as empresas parceiras do projeto, respeitam o trabalho e horário reduzido dos seus colaboradores aprendizes, de acordo com a lei.

Mas, para participar das inscrições, será necessário preencher todos os requisitos, que serão mencionados aos interessados.

Além dos requisitos, o projeto visa muito o estudo dos jovens, de forma que todo jovem que tem idade escolar, e não frequenta a escola não poderá participar.

Pois, como mencionamos a cima as empresas reduzem o horário de trabalho, para que cada jovem possa frequentar a sua instituição de ensino regularmente.

Dessa forma, fica claro que toda preocupação que os pais desses jovens tem em relação ao 1° emprego dos seus filhos, o Governo Federal teve ao implantar esse projeto.

Liberando assim, através da Lei que assegura de N° 10.097/200, é regulamentada para que todo jovem a partir dos 14 anos, possa atuar no mercado de trabalho.

Lei ao jovem aprendiz PCD

Ao verificar as leis, verá que a mesma se aplica aos deficientes físicos, mais conhecidos no projeto pela sigla PCD jovem aprendiz.

Sendo assim, as cotas disponíveis aos aprendizes PCD, é de 5% nas empresas de acordo com a Lei já citada, ou seja é cumprido duas cotas.

Porém, com uma enorme vantagem que é referente a inscrição do PCD, pois o mesmo não tem limitação de idade, segundo a Secretária Nacional de Assistência Social.

E segundo informações do Ministério do Trabalho, atualmente estão preenchidas 418 mil vagas para PCD no Brasil, em diversas funções.

Então, ao observarmos as empresas junto ao projeto, chegamos a conclusão que elas contribuem e muito, para evolução profissional dos jovens brasileiros.

Alias, todo jovem selecionado, deverá ter todos os benefícios e remunerações de acordo com a Lei estabelecida, pelo Governo Federal e a Lei da Aprendizagem.

Por sua vez, o Governo Federal obriga todas as empresas de grande e médio porte, a deixar separado uma quantidade de vagas que varia de 5 a 15 % para contratação dos aprendizes.

Ressaltando que pela lei, nenhum dos cursos oferecidos para qualificação do jovem selecionado, poderá ser cobrado pelas empresas.

Além dessas questões mencionadas, saiba que nenhum jovem poderá participar duas vezes pela mesma empresa, caso tenha sido contratado por ela.

Por outro lado, o jovem aprendiz no término do contrato em uma determinada empresa, poderá sim inscrever-se em outra. Isso, desde que esteja na faixa etária exigida.

Em relação as empresas parceiras, verifique sempre se a mesma corresponde e está adequada a todas as regras, e leis estabelecidas.

Caso tenha alguma dúvida referente a isso, basta procurar um dos órgão responsáveis, e comunicar o ocorrido.

Conheça os órgãos protetores do jovem aprendiz

Em cada Estado brasileiro, tem os órgãos responsáveis pelo jovem aprendiz, o qual está sempre fiscalizando as empresas que participam do projeto.

Portanto, se em algum momento houver irregularidades na empresa em que esteja trabalhando, os jovens poderão procura-los para fazer sua reclamação formal.

Esses órgãos de monitoramento e fiscalização são:

1- CMCA. Conselho Municipal da Criança e Adolescente da sua região;

2- CT. Conselho Tutelar;

3- SRT. Super – intendência Regional do Trabalho.

Esses três órgãos citados, sempre estarão a sua inteira disposição caso seja necessário, por isso não exîte em procura-los em situação de divergências.

Conheça as designações do projeto

Gostariamos de deixar claro para alguns jovens, que ainda se confundem em relação as designações do projeto, ou seja, aos respectivos nomes.

Na realidade, os nomes que aqui serão mencionados fazem parte do mesmo projeto e estão interligados na Lei da Aprendizagem.

Por isso, fique tranquilo que seus significados e regras são iguais, sem nenhuma diferença.

Entretanto, saiba que você poderá se candidatar em qualquer um deles, não precisa ter dúvidas, pois todos fazem parte do projeto.

As designações são conhecidas como: aprendiz legal, conexão aprendiz, adolescente aprendiz e menor aprendiz.

Creio que agora não resta dúvidas, caro jovem leitor !Continue sua leitura e conheça mais sobre o projeto jovem aprendiz e as empresas parceiras.

Pois em breve estaremos falando sobre cada uma dessas empresas que tanto colaboram para o futuro dos jovens iniciantes, e como candidatar-se.

Dicas simples para enviar um currículo de excelência

1- Cuidado com sua escrita, e erros de português;

2- Economize na quantidade de dados pessoais, ou seja, coloque apenas o que for solicitado no formulário online;

3- Faça um resumo das suas qualificações;

4- Coloque os cursos, caso tenha feito algum, mesmo que seja online.

Lembre-se que o intuito é ser objetivo em seu currículo, de forma que torne o trabalho do recrutador mais acessível.

Também é muito bom colocar, se participou de atividades complementares, palestras, ou se já foi voluntário, isso conta bons pontos.

Bem se seguir com atenção as etapas propostas, temos plena convicção que será um dos aprendizes de sucesso e com futuro promissor.

Pré-seleção dos jovens candidatos a vaga

Aqueles candidatos que foram selecionados, terão que passar por fases específicas antes de testes, como em qualquer outro trabalho.

O primeiro passo é a entrega dos documentos, para que a empresa confirme sua candidatura online que é realizada através do site oficial do projeto.

Projeto jovem aprendiz Brasil e as empresas parceiras - Saiba como se cadastrar
Projeto jovem aprendiz Brasil e as empresas parceiras – Saiba como se cadastrar

Então, logo após o candidato passará pela entrevista individual, em grupo, um teste psicológico e por fim exames de saúde.

Assim, ao conseguir concluir essas etapas o escolhido estará apto, para iniciar seu curso de capacitação e aprendizagem profissional.

Lembrando que, esse curso é oferecido gratuitamente pelas empresas parceiras, que contratam os jovens aprendizes.

Deseja ser um aprendiz? Então, verifique quais são os requisitos, e se você se encaixa em cada um deles.

Conheça os requisitos exigidos

  • O candidato deve ter a idade de 14 a 24 anos;
  • Estar frequentando regularmente o ensino médio ou fundamental;
  • Ter sua matricula escolar em escolas da rede pública;
  • Caso estude em uma escola privada, deve comprovar bolsa 100% integral;
  • Estar disponível para o trabalho de quatro a seis horas por dia;
  • Nunca ter sido registrado.

Saiba que apesar de não ser um requisito obrigatório, grande parte das empresas dão preferência aos jovens que tem uma baixa renda familiar.

Uma das coisas que chamam muito a atenção de alguns recrutadores e empresas é quando os candidatos possuem cursos de informática, seja ele intermediário ou básico.

Outra boa referência que conta muito é, quando o candidato tem boas notas escolares, ou até mesmo em cursos extracurriculares.

Benefícios trabalhistas

Atualmente, o trabalho é algo muito almejado por muitos jovens, para que possam mudar sua situação econômica e muitas vezes familiar.

Por isso, o Governo Federal quando decretou todas as leis estabelecidas ao jovem aprendiz, disponibilizou a cada um deles, o mesmo respaldo que qualquer outro trabalhador.

E independente, de trabalhar somente meio período e não poder fazer hora extra, devido as regras da Lei da Aprendizagem, o jovem tem todos benefícios.

Sendo assim, veja quais benefícios você terá direito caso seja um dos candidatos selecionados pelo projeto:

  • Registro profissional;
  • Salário referente ao trabalho exercido;
  • Assistência odontológica e médica;
  • Vale transporte e vale alimentação;
  • Férias com remuneração;
  • Décimo terceiro;
  • Fundo de garantia por tempo de serviço.

Lembrando que, todo jovem que exercer com responsabilidade a função a você designada, tem grandes probabilidades de ter uma futura efetivação.

É claro que essa efetivação, só poderá ser realizada após o término do seu contrato como aprendiz.

Portanto, orientamos que possa dar o seu melhor dentro da empresa, e procurar ouvir com atenção e humildade todo tipo de crítica que possa surgir.

Afinal, tenha certeza que tudo será para o seu crescimento profissional, então o melhor a fazer e ter bons relacionamentos no ambiente de trabalho.

Além é claro, de ser um jovem disposto a aprender e buscar sempre se atualizar, através de cursos, palestras ou até mesmo conversas com superiores.

0

Por favor, aguarde…