Você sabe consultar o beneficio do INSS online pelo CPF? Descubra!

A plataforma digital INSS é um benefício do Instituto do Seguro Social. Esse sistema permite que as pessoas acessem os mais variáveis serviços, inclusive pedir benefícios que o governo disponibiliza de forma totalmente online. Além disso, para acompanhar o serviço, a pessoa tem a possibilidade de acessar digitalmente.

Geralmente, os colaboradores que contribuem com a Previdência Social, são avisados por meio do recebimento de carta que são enviadas pelo INSS, caso a pessoa seja aprovada.

Mas, os contribuintes agora podem acompanhar as solicitações através do CPF. Entretanto, possui três maneiras de consultar os benefícios sem precisa rir a uma agencia. 

Existem três formas de consultar os benefícios do INSS sem recorrer a uma agência. A consulta via atendimento está disponível no site ou app meu INSS ou pelo telefone 135.

O que é o INSS?

Inicialmente, o INSS é a sigla para Instituto Nacional d Seguro Social, instituição pública responsável pelo pagamento de pensões e outros benefícios aos trabalhadores brasileiros e outros segurados (como contribuintes individuais e microempreendedores individuais).

O Instituto Nacional de Segurança Social foi fundado em 1990 pela fusão de duas outras instituições IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social) e INPS (Instituto Nacional de Previdência Social).

Como funciona esse benefício?

O INSS é um programa criado pelo governo para exercer o direito das pessoas em regime de RGPS (Regime Geral de Previdência Social). Afinal, o que é a Previdência Social? Quando falamos de previdência sabemos que é um regime público.

Então, as políticas para esses tipos de serviço são criadas pela administração e executada pela Secretaria de Previdência, que é um setor do Ministério da economia.

Como consultar pelo CPF?

Atualmente, usar o seu CPF para consultar o INSS ficou mais fácil, você só precisa de um celular ou computador, e de uma Internet. A seguir, mostraremos como fazer essa consulta, não importa onde você esteja.

1. Pelo portal ‘’Meu INSS’’;

2. Site oficial;

3. Via telefone 135.

Consulta através do CPF sem precisa entrar no seu cadastro

A primeira opção é a mais rápida e não requer senha para acesso ao seu cadastro. Você pode optar por discar 135 e marcar uma consulta para notificar seu CPF.

Mas, você pode também clicar aqui para entrar no meu portal INSS e selecionar “Serviço sem senha”

Por exemplo, para consultar agendamentos e solicitações, basta clicar na opção “Agendar / Solicitar” e inserir os dados exigidos pelo site: nome completo, CPF e data de nascimento.

Por fim, clique na opção “Continuar sem fazer login”. Depois disso, uma lista de suas solicitações em andamento aparecerá na tela.

Consulta pelo site do INSS

No entanto, para consultar online com o CPF existe a opção do site geral. Mas, a única mudança nessa opção é como a consulta é feita. Ou seja, pelo site ele levará a pessoa até o portal do Meu INSS, que já falamos acima sobre essa plataforma.

Entretanto, muitos beneficiários ainda preferem consultar pelo navegador, por isso abaixo vamos explicar como consultar nesse site, confira:

Caso tenha tentado entrar pelo CPF, automaticamente será redirecionado para o site, após isso é clicar na opção ‘’Entrar’’, para chegar até essa opção é só olhar no canto superior direito do site e entrar. 

0

Por favor, aguarde…