Empréstimo do saque aniversário do FGTS na Caixa; confira taxas e condições

O trabalhador que busca renda durante uma pandemia pode contar com até três parcelas do benefício FGTS (Fundo de Garantia por tempo de Serviço). Ou seja, o procedimento é como um empréstimo e é necessário aplicar taxas de juros.

Desde 2019, os trabalhadores com carteira assinada podem optar por receber parte do saldo disponível no FGTS todos os anos no mês de aniversário, afinal, isso que se denomina saque de aniversário.

Mas, entre outros benefícios, o dinheiro pode ser estimado por meio da linha de crédito do banco. O valor a emprestar depende do saldo existente no FGTS de cada trabalhador, e a operação é muito fácil.

Afinal, como é o empréstimo de saque-aniversário do FGTS?

Inicialmente, esse crédito permite ao trabalhador resgatar o valor por até três anos, que será pago sempre no aniversário. Ou seja, o recrutamento é feito totalmente online, não sendo necessário recorrer à agência da agência. Como são as cobranças? Veja a seguir:

  • Juros mensal: 0,99%;
  • Juros acumulado anualmente: 12,54%;
  • Pedido de empréstimo mínimo: R$ 2 mil;
  • Possível antecipar até 3 anos.

No entanto, mesmo que seja o dinheiro do trabalhador, quando antecipado gera uma quantia de juros, afinal, a antecipação dribla o calendário. Por exemplo, é o mesmo processo de antecipação do IRPF.

Vantagem de pedir o saque-aniversário

Primeiramente, a grande vantagem do empréstimo é que em vez de sacar parte dos 2,5 mil reais anuais, a pessoa recebe em média 7,5 mil reais de uma vez.

O trabalhador que busca renda durante uma pandemia pode contar com até três parcelas (FGTS). O procedimento é como um empréstimo e é necessário aplicar taxas de juros.

Como funciona o saque-aniversário?

O saque de aniversário é um tipo de saque em que os trabalhadores podem sacar parte dos recursos do fundo todos os anos. Quem optar pelo saque no dia do aniversário, em caso de demissão, perde a possibilidade de sacar integralmente o depósito.

No caso de demissão sem justa causa, resta aplicar multa rescisória de 40% sobre todos os valores depositados pelo último empregador. Os trabalhadores só podem sacar uma certa porcentagem dos fundos com base em seu saldo.

Após o primeiro dia útil do mês de aniversário do funcionário, o dinheiro pode ser usado por 3 meses.

Portanto, aqueles que optam por servir aos aniversários e não precisam mais desse método devem esperar 24 meses antes de mudar para outro método novamente.

Empréstimo do saque aniversário do FGTS na Caixa; confira taxas e condições
Empréstimo do saque aniversário do FGTS na Caixa; confira taxas e condições

Quem continuar usando o modelo tradicional, chamado de saque, pode ter o direito de retirar o saldo total em caso de demissão sem ter que fazer nada.

Como adquirir o saque-aniversário?

Trabalhadores que desejam aderir por meio do aplicativo FGTS (Android e IOS) ou pelo site. No aplicativo aperta na função “Saque-Aniversario”.

Depois disso, basta apenas concordar com os termos, em seguida, aperte na opção “Retirada de Aniversário”.

Como solicitar o empréstimo pela Caixa Econômica?

  1. Primeiramente, entre no internet banking ou aplicativo;
  2. Na alternativa ‘’crédito’’ aperte;
  3. Em seguida, na opção ‘’Linha de crédito’’;
  4. Coloque as condições e quantas parcelas deseja;
  5. Realize uma simulação;
  6. Assine de forma eletrônica;
  7. Finalize e salve o processo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

0

Por favor, aguarde…